CONCEITO DE AQUISIÇÕES

Aquisições ou Compras é o setor da empresa responsável por realizar cotações e fechar negócios referentes a qualquer produto ou serviço necessário para as operações comerciais ou manutenção da estrutura da companhia.

ETAPAS DE AQUISIÇÕES

Deve seguir um procedimento compreendendo:

  • Identificação da Necessidade;
  • Cotação com no mínimo três fornecedores;
  • Equalização das propostas;
  • Negociação com base em preço, prazo de entrega, forma de pagamento;
  • Análise para tomada de decisão;
  • Aprovação;
  • Formalização de Pedido;
  • Acompanhamento do pedido;
  • Confirmação de entrega.

 

RISCOS DE AQUISIÇÕES

O setor de Aquisições deve estar totalmente alinhado com o Planejamento e Execução do Projeto. No que diz respeito a Construção Civil, as aquisições devem acompanhar o cronograma de obra, sempre se programando para abastecer a obra de insumos para evitar paralizações por falta ou atraso de materiais ou fornecedores.

O profissional responsável por aquisições deve manter postura ética na conduta do início ao fim, evitando os chamados “leilões” no qual o comprador compartilha as propostas entre os concorrentes sempre em busca de maiores descontos.

O comprador deve sempre checar se os produtos e serviços cotados estão dentro das Normas e Leis que regem o setor. A qualidade na construção civil é fundamental, principalmente por questões de segurança, pois o “barato pode sair muito caro”.

A otimização logística e volume de compras para barganha em negociação também são aspectos muito importantes que influenciam na eficácia das aquisições.

FALE CONOSCO!